Projetos aprovados no Edital do Inova-SE são contratados

Na última sexta-feira, 26, aconteceu a assinatura do termo de contratação dos projetos aprovados no Edital do Programa de Apoio à Inovação nas Empresas Sergipanas (Inova-SE) – Subvenção Econômica. A cerimônia foi realizada no salão da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e contou com a participação dos empresários que tiveram as propostas recomentadas,  interessados em participar da próxima edição do Programa, do diretor presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), José Ricardo de Santana, e do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e integrante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rodrigo Rocha.

 

 

Nesta edição, das 18 propostas submetidas, cinco foram aprovadas, três nas áreas de Tecnologia da Informação e duas de Petróleo e Gás. Serão destinados mais de R$ 900 mil para o financiamento dos projetos. O Programa tem investido mais de R$ 2 milhões em recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis, para apoiar micro e pequenas empresas de base tecnológica em Sergipe. “Um apoio como esse será benéfico para o desenvolvimento da empresa, que contará também com uma possibilidade de maior abertura e visibilidade no mercado”, afirmou Valdimer Oliveira Ramos, responsável pelo projeto aprovado pela Texas Brasil.

 

 

De acordo com Ricardo Santana, o Programa é uma excelente oportunidade para reconhecer bons projetos e incentivar o desenvolvimento das empresas. “A inovação deve tornar-se um hábito nas empresas. Ao participar do Inova-SE elas se preparam também para concorrer nos editais nacionais”,declarou o diretor presidente da Fapitec.

 

 

Segundo Rodrigo Rocha, as organizações passam a ser mais competitivas, sendo de suma relevância a parceria entre a Confederação e o Governo de Sergipe para o desenvolvimento do Estado. “A parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômioco e da Ciência e Tecnologia – Sedetec – para traçar as estratégias para captação de investimentos, é importante no sentido de desenvolver projetos levando Inovação. É possível observar também que a Fapitec como agência que fomenta a pesquisa promove o desenvolvimento do Estado”, elogiou o superintendente.

 

“Apoiar a inovação das empresas sergipanas é um passo importante na consolidação das diretrizes estabelecidas no Plano Brasil Maior (PBM) do Governo Federal e que tem entre as diretrizes o aumento da competitividade nacional, o incremento de atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no país; cujos investimentos sejam compatíveis com a dinâmica tecnológica dos setores que atuam. Ressalto que este ato é mais uma confimação da excelente parceria entre a Sedetec e a FIES”, destaca o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento.

 

O coordenador técnico administrador da SWX Software, Vinícius Castro, elogiou o Programa e ressaltou que o treinamento oferecido pelo IEL foi muito importante no processo de elaboração da proposta e posteriormente na aprovação no Inova-SE. “O apoio irá refletir no desenvolvimento da empresa, já que ela é de pequeno porte e terá mais visibilidade e credibilidade no mercado. Pretendo participar das próximas edições”, disse Vinícius.
O Inova-SE é mais um programa de incentivo ao desenvolvimento tecnológico da Fapitec/SE, vinculada a Sedetec. Este ano, além da Fapitec e da Sedetec, o programa conta com o apoio da FIES, Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Se).
Fotos Ascom/Fapitec e Vieira Neto/Sedetec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *