PostgreSQL 9.2 beta melhora escalabilidade e adiciona JSON

Fonte: IMasters

Com informações de The H

O beta da versão 9.2 do PostgreSQL foi liberado. A promessa é de que a nova versão traga melhorias em desempenho que habilitem melhor escalabilidade horizontal e vertical. Além disso, uma nova otimização – varredura apenas de índex permite que pesquisas evitem a leitura de tabelas subjacentes e apenas busque pelos índices. A nova funcionalidade acontece automaticamente, mas há vários problemas para sua efetividade.

De acordo com os desenvolvedores, melhorias em lidar com cargas de trabalho somente de leitura permitiram que o banco de dados escalasse usando 64 cores e atuasse em 300 mil consultas por segundo. Também houve mudanças para reduzir o consumo de energia do CPU e melhorias em escalabilidade horizontal incluem suporte para replicação em cascata, considerando cadeias de servidores de replicação e reduzindo requerimentos de transferência de dados entre data centers.

Novas funcionalidades foram adicionadas, incluindo suporte para JSON data type, levando em conta bancos de dados relacionais híbridos que podem armazenar documentos em JSON, e JSON functions, que pode converter array e dados de fila em JSON.

O uso do beta não é recomendado em ambientes de produção e em sistemas de missão crítica. Aqueles dispostos a testá-lo são encorajados a fornecer feedback e a reportar bugs. De acordo com o cronograma do projeto, a versão final do PostgreSQL 9.2 será lançada no terceiro trimestre deste ano.

Mais informações sobre o beta podem ser encontradas nas notas de lançamento de na documentação atualizada. Ele está disponível para download para Windows, Mac OS X, Linux, FreeBSD e Solaris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *