Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

10

maio
2012

Sem Comentários

Em Blog

Por Allison

Dicas de organização para gerenciar diversos Blogs

Em 10, maio 2012 | Sem Comentários | Em Blog | Por Allison

Fonte: CriarSites

Este é um guest post que foi escrito por Vinicius Horta do blog Dinheiro Web.

Se trabalha com mais de um blog possivelmente já deve ter notado que além do fator tempo, o fator organização também é extremamente importante para que tenha condições de gerenciar diversos blogs simultaneamente. Aqui vou passar algumas dicas que eu utilizo em meu dia a dia e que estão funcionando muito bem, claro que deverá adequar estas dicas a sua rotina, afinal o que funciona para mim talvez não funcione para você.

Rotina, esta é uma palavra que assusta muitas pessoas, mas se pretende manter diversos projetos de sucesso online vai ter que não apenas gostar de rotina, mas a ver como uma grande solução para seu dia a dia!

É fundamental estabelecer uma série de rotinas que devem ser feitas dentro de determinados horários, tais como checar e-mails, responder comentários, fazer pesquisas, escrever novos conteúdos, etc. Monte sua rotina, ESCREVA sua rotina em algum lugar que fique fácil de ver e a siga!

Controle de Tarefas nos Blogs

Quando se possui 1 blog já da para notar a quantidade de tarefas que este gera, agora imagine cuidar de 6, 7, 8…. 12 … 16 blogs? É realmente muita coisa a ser feita e sem um controle rigoroso a chance de tudo se desorganizar é muito grande, tudo deve ter seu controle, principalmente as atualizações, quando se está gerando conteúdo para diversos blogs é muito fácil simplesmente esquecer de algum blog. (eu já fiz isso 🙁 ).

Tenha uma planilha (pode ser a do Google Docs que é ótima), nesta planilha crie uma coluna para cada blog, cada uma das linhas deve representar um dia, com isto fica muito fácil visualizar como andam as atualizações dos blogs, fica algo como a imagem a seguir:

Para manter uma tabela como esta é importante sempre que publicar (ou agendar) um novo artigo em algum blog imediatamente já atualizar a tabela e aproveitar para ver qual será o próximo blog a ser atualizado. Claro que não estou dizendo para fazer exatamente como está nesta tabela com 6 artigos por dia, mas poderá ir intercalando, o que é importante na tabela é que terá como visualizar de forma clara como andam as publicações e ter um controle exato.

SEO para diversos Blogs

Esta é mais uma das vantagens de se ter diversos projetos, é possível traçar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) tanto de forma individual em seus blogs como também é possível traçar algumas estratégias de forma global, mesmo que os blogs sejam de nichos diferentes.

Mais uma vez poderá utilizar uma planilha para lhe ajudar a traçar a estratégia de forma global, para isso mais uma vez crie a tabela com uma coluna para cada blog, nas linhas deverá fazer a distribuição de palavras-chave âncora.

Certamente já possui uma lista com as principais palavras chave do blog e de alguns artigos de maior destaque, o que precisa fazer aqui é olhar em quais outros blogs cada uma destas palavras talvez possa ser utilizada em artigos mantendo a naturalidade dos textos. Com esta lista em mãos poderá até mesmo utilizar algum plugin para gerar os links de forma automática!

Isto tudo da muito trabalho para ser feito, mas se feito com paciência certamente terá ótimos resultados com seus blogs e mais facilidade para trabalhar com diversos blogs simultaneamente.

Redes Sociais

Tags | , ,

Enviar um Comentário