7 dicas para ter um site fácil de usar

Fonte: CriarSites

Este é um guest post escrito por Tiago Azevedo que bloga no Internetar.

Construir um site útil pode parecer difícil em tempos de tantos sites que vão na contramão. Aqui está um guia rápido para ajudá-lo em seu trabalho.

1. Conteúdo é quase tudo

Para ter seu site listado adequadamente nos mecanismos de buscas (leia: Google) o conteúdo precisa ser útil e otimizado. Desta forma, ele é lido pelos motores de busca. Seu conteúdo também precisa ser único.

2. Use corretamente o título e as tags

Estas são as duas marcas mais importantes quando se trata de referenciar o conteúdo da página. Palavras chaves podem ajudar e muito no bom posicionamento da página nos resultados de busca. As tags que falo não são aquelas das quais muitos abusam beirando ou ultrapassando os limites do Black Hat SEO, mas sim as palavras-chave usadas normalmente no texto, mas com mais atenção do que o normal.

3. Boa formatação

É muito importante usar em seu conteúdo itálico, negrito, listas, etc. Conteúdo bem formatado faz suas páginas mais acessíveis aos visitantes, mas aos motores de busca também. Visitantes verão sua página por completo (ok, nem todos), em vez de lê-la, por isso faz sentido formatar sua página para que ela possa ser pesquisado, lida sem complicações e ainda assim transmitir a sua mensagem.

4. Código limpo

Padrões da Web mudaram substancialmente ao longo dos anos e é importante se certificar de que suas páginas possuem HTML e CSS válidos. Pense nisso desta maneira. Qual a eficácia que você poderia obter – no seu ponto de vista – se você estivesse falando em hebraico pra leitores brasileiros? Seu código não é diferente. Por que tornar difícil a busca e a leitura dos robôs para indexar seu conteúdo?

5. Não usar flash

Animação em flash serve apenas para distrair os visitantes e dificultar que eles encontrem seu site na web. Leitores geralmente não querem imagens piscantes, sons e efeitos visuais em 3D logo de cara. O Flash também cria grandes problemas para ser corretamente indexado. Não há caminho para que os motores de busca possam extrair o conteúdo de seu site quanto tudo está contido em swf. Se você absolutamente deve ter uma página flash é imperativo oferecer uma versão html também.

6. Conteúdo agradável aos olhos

Os elementos gráficos desempenham um grande papel em um design de site também. Você precisa ter certeza de não expor quaisquer contrastes extremos entre as cores e nunca use cores muito brilhantes que chegam a fazer os olhos doerem. Seu logotipo ou marca deve ser claramente visível na página inicial e em mais de um lugar.

7. Facilidade de encontrar páginas básicas

Garanta que seja fácil para o visitante do seu site encontrar páginas básicas de qualquer site como políticas de privacidade, página de contato, Sobre e etc. Deve ser muito fácil entrar em contato com você para fazer todas as perguntas que seus visitantes possam ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *