Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

10

abr
2012

Sem Comentários

Em Blog

Por Allison

Pouco conhecimento é uma coisa perigosa

Em 10, abr 2012 | Sem Comentários | Em Blog | Por Allison

Fonte: Norman Claker/IMasters

Uma das piores coisas que você pode fazer a si mesmo como programador é assumir que sabe coisas que, de fato, não sabe. Essa atitude vai levar você a desperdiçar uma grande quantidade de tempo e energia, já que normalmente exige experiências profundamente frustrantes e dolorosas (como depurar seu código “impressionante” de 6 meses atrás) para fazer você desaprender o que você achava que sabia.

Por exemplo: um tempo atrás, tive uma troca de mensagens com um usuário no Github que queria acrescentar algum código em um dos meus projetos. Essa pessoa tinha algumas ideias interessantes, mas era obviamente um programador inexperiente porque, por exemplo, ele não tinha certeza de como escrever testes, e as mudanças que ele me enviou quebraram meus testes. Ele me fez algumas perguntas que indicavam que ele não entendia muito bem como o código funcionava.

No entanto, ele tinha algumas ideias interessantes e foi tomando o tempo para trabalhar no meu código, então tentei trabalhar com ele para colocar os patches em forma. Só porque alguém tem menos experiência do que você não significa necessariamente que ele não pode chegar a algo melhor do que você fez. E normalmente é uma boa ideia seguir seu próprio conselho. Assim, acabamos tendo uma longa troca de e-mails, em que ele quer “concordava” ou “discordava” com o que eu tentava explicar em cada resposta.

Todos têm direito à sua opinião, mas, se você pensar, é um pouco estranho concordar ou discordar com as afirmações de alguém sobre o código que ele escreveu quando você não tem experiência suficiente para saber como escrever testes para as suas modificações, ou até mesmo executar os que já existem.

O fato de ele já estar concordando ou discordando com as coisas que eu disse sobre o código significava que ele tinha, essencialmente, excluído a possibilidade de aprender comigo: a melhor maneira de garantir que você nunca aprenderá algo é assumir que você já sabe algo que não sabe.

Nós programadores tendemos a nos orgulhar de sermos “trabalhadores do conhecimento”, quando na verdade a maior parte do tempo agimos mais como “trabalhadores de opinião.” “Arrogância” não era uma das virtudes de um programador descrito por Larry Wall – trabalhando duro para evitá-la é um caminho para nos tornarmos melhores no que fazemos.

Texto original disponível em http://njclarke.com/posts/a-little-knowledge-is-a-dangerous-thing.html

Redes Sociais

Tags | , ,

Enviar um Comentário