Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

28

abr
2012

Sem Comentários

Em Blog
HTML

Por Allison

HTML5 – O que vai mudar em seu Blog ou Site?

Em 28, abr 2012 | Sem Comentários | Em Blog, HTML | Por Allison

Fonte: CriarSites

Este é um guest post que foi escrito por Vinicius Horta do blog Dinheiro Web.

O padrão atual do HTML já não era atualizado desde 1999, isso mesmo, o HTML passou mais de 10 ANOS sem ter uma reestruturação. Organizações como a W3C e diversos desenvolvedores estavam mais focados em desenvolver o XML e também em fazer melhorias no RSS Feed, mas enfim chegou a novidade, que certamente ainda trará muitas outras.

Entre diversos ganhos que se tem com o HTML5 vale ressaltar o ganho real com a semântica, visto que muitos sites são publicados sem nem ao menos as devidas classes (class) e ids para as divs, o que resulta em maior dificuldade para que seu conteúdo seja devidamente indexado.

Com o HTML5 há Maior Clareza sobre o Código

Antigamente era mais complexo de “mostrar” para o buscador e também para o navegador o que era o que dentro de um site, mas isto agora vai mudar devido a novas tags do HTML5, como por exemplo <header> <footer> <article>, que são facilmente compreendidas pelos buscadores, assim dando a devida importância para cada área.

Também há outras novidades com APIs gráficas através da novidade <canvas>, que é algo interessante para imagens 2D, pois embora ainda não plenamente desenvolvido talvez futuramente seja a solução para a correta indexação de imagens.

Ainda falando em indexação, sabemos que o Google segue os links do menu, para isso o HTML5 também já possui seu elemento específico que é <nav>, vale lembrar que quanto melhor seu blog “falar a língua do buscador” melhor ele tende a ser indexado.

Outro grande dilema no desenvolvimento também era o momento de distribuir as tags H1 até H6, pois a repetição de determinada tag poderia enfraquecer o “poder” da próxima entre outros problemas, mas isso também estará resolvido com <section>, que são marcadores para “partes” distintas do site ou blog. Desta forma poderá estruturar seu código de forma a uma área não interferira em outra!

O que Significam estes novos Elementos do HTML5?

Mesmo a nomenclatura já sendo bastante sugestiva de para que serve cada um dos elementos, segue aqui uma breve lista com os principais elementos com os quais vai começar a se deparar pela web e também a usar em seus blogs e sites.

  • Header <header>: Este elemento define o cabeçalho de seu site em HTML5.
  • Nav <nav>: este elemento define a área de navegação, com menus e links importantes do site.
  • Article <article>: é o conteúdo propriamente dito que deverá ir nesta área, como os posts do blog por exemplo.
  • Section <section>: irá definir uma seção do layout, que trabalha de certa forma de maneira independente, podendo até mesmo conter um header e um footer.
  • Aside <aside>: este é outro interessante elemento que serve para envolver conteúdos que sejam diretamente ligados ao conteúdo do blog, como por exemplo a sidebar ou mesmo um menu lateral.

Entendendo o Poder da <section>

Para ficar mais claro como se pode utilizar a <section> de forma a distribuir melhor a autoridade de cada elemento em separado dentro do blog fiz esta imagem:

Repare que são estrutura independentes para o código, ou seja, o H1 do título do blog não irá interferir no H1 do título do post, assim cada qual terá seu grau de relevância correto para os buscadores.

Ainda falando em section poderia por exemplo ter um footer no section do post, desta forma poderia até inserir elementos de certa relevância como artigos relacionados. (o que também pode ser feito com aside).

HTML5 Grátis no WIX!

A Wix é uma empresa que vem crescendo a passos largos, antigamente fazia apenas sites gratuitos em flash, mas a grande novidade é que agora é perfeitamente possível fazer um site de ótima qualidade em HTML5 na Wix sem saber nada de HTML. Tudo é feito com recursos extremamente simples de arrastar e soltar.

Também vale citar que poderá fazer a otimização SEO para cada página do site de forma independente, isso também ajuda bastante! Para saber mais detalhes sobre os sites em HTML5 da Wix poderá ver em Criar um Site Grátis em HTML5 é com a Wix!

Redes Sociais

Tags | , ,

Enviar um Comentário