Dicas para Escolher um Bom Template WordPress Profissional

Fonte: IMasters

Este é um guest post que foi escrito por Vinicius Horta do blog Dinheiro Web.

Muitos blogs são construídos utilizando templates grátis para WordPress, inclusive existem alguns que são bem interessantes, mas com o passar do tempo alguns investimentos vão sendo feitos no blog e alguma hora chega o momento de optar por um template profissional, o que é uma boa escolha, como poderá conferir em 10 Motivos para usar Template Profissional no WordPress!

Existem muitos sites especializados na venda de templates profissionais, normalmente assim que entra há uma série de informações sobre o template e seu preço, que normalmente é em dólar.

O que vou fazer aqui é colocar alguns pontos que são interessantes de serem observados no template além da questão puramente estética, pois há coisas muito mais importantes a observar.

O Template está preparado para HTML5 e CSS3?

Estas são as novas linguagens que estão entrando na web, já que vai comprar um template é interessante pensar a médio/longo prazos, ou seja, escolher um template que apresentará total compatibilidade com outras coisas que possam a vir ser implementadas no futuro de seu blog.

Não sabemos exatamente quais outras linguagens e tecnologias podem nascer derivadas destas linguagens, ou mesmo idealizadas para integração com elas, portanto é interessante sim optar por um já nesta direção.

Template otimizado para SEO

Um dos fatores que são levados em consideração pelo Google na hora de posicionar os resultados é a qualidade do código do site ou blog, quanto mais “limpo” e bem estruturado de forma semântica melhor.

Existem alguns templates que já são bastante conhecidos por serem otimizados para SEO, como é o caso do Thesis Theme (o template aqui do Criar Sites). Ah, não tinha reconhecido? É, este é outro ponto que vou falar mais adiante!

Muitos templates profissionais já vem otimizados para SEO (Search Engine Optimization), com recursos como atribuir automaticamente “nofollow” para links dos comentários, alguns também já o fazem para links externos (com a possibilidade de tornar alguns links “dofollow” manualmente entre muitas outras coisas.

Facilidade para Personalização

Não é tão aparente qual o template utilizado aqui no Criar Sites porque o Celso Lemes fez o que todo blogueiro deveria fazer e geralmente não faz (inclusive eu L), que é personalizar ao máximo seu template, assim se tornando realmente único!

Para fazer uma boa personalização no template é preciso lidar com códigos, o que nem todas as pessoas sabem ou estão dispostas a aprender, até para isso templates profissionais oferecem solução, pois muitos possuem um grande número de itens personalizáveis através do painel de controle, com poucos cliques do mouse poderá mudar muita coisa.

O template que está pensando em comprar serve para sua estratégia?

Sabemos que existem as mais diversas estratégias que podem ser utilizadas para ganhar dinheiro com blogs, e será que o template que está escolhendo se aplicará bem para a estratégia que pretende utilizar?

Olhe bem como é sua área de cabeçalho (header.php), olhe os espaços de seu rodapé (footer.php), avalie a largura da párea de post e pense em suas publicidades, tente imaginar como ficarão.

Uma característica que considero muito, mas muito interessante mesmo é ter como criar sidebars ilimitadas, assim para cada tipo de post, página, na home poderá ter sidebars diferentes, montadas e pensadas especificamente nos leitores com determinados interesses, isso do ponto de vista estratégico é estar anos-luz a frente da concorrência!

E você, o que considera importante em um template profissional para WordPress?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *