Curiosidades sobre templates para Joomla

Fonte: CriarSites

Este é um guest post escrito por Willian Marques que mantém o Template Joomla.

Trabalho com o Joomla desde 2005, na verdade comecei trabalhando com o Mambo, o pai do Joomla, atualmente sou profissional na área e já desenvolvi mais de 800 sites em Joomla.

Para quem não sabe, Joomla é um sistema gratuito para criar sites, ele está na Internet desde 2005. Além de ser seguro ele é otimizado para ficar bem posicionado no Google e em outros buscadores.

Template é a roupa do seu site, ou seja, o visual, como cores, estrutura e etc. O legal é que seu site pode alterar toda a aparência sem alterar o conteúdo como textos e fotos.

Além dos templates gratuitos de boa qualidade, também existem os templates pagos, que tem uma qualidade superior.

Como no Windows o Joomla tem várias versões, e nem sempre um template feito para uma versão funciona em outra. Atualmente existem as seguintes versões de Joomla: 1.0, 1.5, 1.6, 1.7 e 2.5.

Templates feitos para as versões1.0 e 1.5 só rodam nestas versões, já alguns templates feitos para Joomla 1.6 também rodam em Joomla 1.7 e 2.5, e o contrário também é verdadeiro.

Muitos baixam ou compram templates sem se atentar a isto, por isso verifique sempre se a versão do seu Joomla é compatível com a versão do seu template.

Outra curiosidade é que por padrão templates não vem com formulário de contato, contador de visitas, enquete e outras coisas, isso porque estes complementos já vem com o Joomla.

Hoje em dia existem milhares de templates profissionais, por isso, não existe projeto que fique sem um template.

Aprender a criar templates do zero não é tarefa fácil, sou conhecedor de html, css, php e javascript, fiz um curso de como criar templates, mas vi que é muito demorado, são muitos detalhes, por isso sempre que alguém pede para eu criar um template, digo que não, pois além de ser demorado o valor pode beirar os R$ 2.500,00.

O bom dos templates para Joomla é que são possíveis de editar, ou seja, basta ter conhecimento em html e css e você poderá modelar um template existente facilmente.

Infelizmente a pirataria em se tratando de templates é grande, mas muitos fabricante já estão criando mecanismos para evitar esta fraude. Quem compra os templates tem que colocar uma chave de licença no seu Joomla, e o sistema do fabricante sempre verifica se o seu joomla está usando template original, se não estiver, seu Joomla sai do ar.

Por isso cuidado ao comprar templates, principalmente no mercado livre, que oferecem templates piratas a preço de banana. Além de seu template parar de funcionar, o fabricante do template pode descobrir seu site e pedir para a empresa de hospedagem tirar seu site do ar, alegando que seu site está com um template pirata.

Outra vantagem dos templates pagos é que comprando apenas um, eles vem com várias opções de cores e estilos, assim você pode apenas mudar a cor do seu site pelo painel de controle do seu Joomla, e rapidamente ele irá parecer um novo site.

A maioria dos novos usuários em Joomla não sabem instalar e configurar o Joomla, por isto a Eleva Host oferece este serviço gratuitamente. É uma maneira rápida de ter o seu Joomla do jeito que você quer sem quebrar a cabeça.

Desde 2005 todo dia dezenas de templates são criados, seja grátis ou pago. Isso só prova que o Joomla, além de ser um dos sistemas de criação de sites mais utilizando, vem sempre inovando.

Além da vasta gama de suporte, templates e versões, o Joomla tem mais de 9 mil extensões, seja um álbum de fotos, sistema de fórum, sistema de agenda e muito mais.

Concluindo, posso dizer que existe um mundo de templates e se você quer deixar seu site mais profissional, não deixe de mudá-lo para o Joomla e colocar um template arrasador. Pois a primeira impressão é a que fica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *