Como criar um blog de testes no Blogger

Fonte: Adelson Smania/gerenciandoblog


Há diversas alterações que você pode realizar em seu blog que apresentam riscos ao seu funcionamento (como os apresentados na séries SEO no Blogger: novidades fantásticas) – sendo alguns riscos maiores e outros menores. Por isso, é uma boa estratégia manter, além do blog principal, um blog de testes onde você pode realizar experimentos à vontade, sem o risco de prejudicar o funcionamento de seu blog oficial. Veja neste artigo algumas dicas para facilitar o trabalho de ter um blog de testes.

Introdução

É natural que você encontre templates, plugins, gadgets e outros recursos que você gostaria de utilizar em seu blog. No entanto, é uma estratégia bastante arriscada colocar esses recursos diretamente em seu blog de produção, pois isso pode lhe trazer diversos problemas:

  • Seu blog pode ficar desconfigurado, com o layout estranho, confundindo seus visitantes.
  • Você pode querer avaliar o recurso antes de colocá-lo no ar, justamente para saber se ele será ou não interessante.
  • O gadget ou plugin pode trazer um código malicioso, o que fará com seu blog seja bloqueado pelos navegadores ou serviços de proteção.
  • Na pior das hipóteses, o seu blog pode ficar fora do ar, devido a um erro de configuração ou mesmo um erro no recurso que você quer utilizar.

Todos esses pontos constituem uma justificativa mais do que razoável para que você possua um blog de testes. Trata-se de um blog que não ficará disponível ao público externo, com um endereço que apenas você conhece, e onde você poderá realizar todas as suas experiências antes de colocar um recurso em seu blog oficial. Caso algo dê errado, seu blog oficial não será impactado e seus visitantes nem ficarão sabendo. No pior dos cenários, se tudo der errado você pode simplesmente deletar seu blog de testes e criar um novo.

Como criar um blog de testes no Blogger

Criar um blog de testes no Blogger é muito simples. Há duas opções: você pode criar um novo blog na própria conta que você já possui hoje ou criar uma nova conta para o blog de testes.

Minha recomendação é que você crie o seu blog de testes na mesma conta que você já utilizada atualmente, para facilitar o seu gerenciamento. Neste caso, basta seguir os passos deste tutorial. Caso você deseje criar uma nova conta, basta acessar o endereço http://www.blogger.com e criar a conta do zero, como você fez da primeira vez que criou seu blog.

Vamos às instruções para criar seu blog de testes:

1. Acesse http://www.blogger.com e entre com seu usuário e senha.

2. Clique no botão “Novo blog”, na coluna esquerda da tela.

3. Defina um nome e endereço para o novo blog, escolha um modelo (pode ser qualquer um, pois você o alterará depois) e clique em “Criar um blog”.

4. Seu novo blog aparecerá em sua lista de blogs. É necessário agora ajustar algumas configurações nele. Para isso, clique em seu nome.

5. Acesse “Configurações” / “Básico”. Na opção “Privacidade”, clique em “Editar”.

6. Modifique as opções para que elas fique conforme abaixo. Isso garantirá que seu blog de testes não seja mostrado nas pesquisas do Google nem nas listas do Blogger. Ao terminar, clique em “Salvar alterações”.

7. Nessa mesma página, em “Permissões”, clique em “Editar” na opção “Leitores do blog”.

8. Modifique-a para “Somente autores do blog”. Isso impedirá que outras pessoas vejam seu blog de testes.

Pronto! O seu blog de testes já está criado e configurado para que outras pessoas não consigam encontrá-lo ou mesmo visitá-lo. Se você for utilizá-lo para testar um novo template, já pode fazer isso da forma como ele está. Mas, se pretende utilizá-lo para testar novos gadgets ou mudanças em seu template atual, é interessante colocar nele o mesmo template do seu blog oficial. Isso é feito seguindo os passos seguintes:

9. Ainda dentro do Blogger, você precisará acessar o seu blog oficial. Para isso, clique na opção “Meus blogs”, no canto superior esquerdo da tela.

10. Clique agora no nome de seu blog oficial.

11. Clique na opção “Modelo”, na coluna esquerda.

12. Clique agora no botão “Fazer backup/Restaurar”, no canto superior direito da tela, abaixo de seu nome.

13. Clique em “Fazer download do modelo completo” e escolha um local de seu computador para salvar seu template oficial. Após salvá-lo, clique no botão “Fechar”.

14. Volte agora ao seu blog de testes, novamente clicando em “Meus blogs” e depois sobre o nome dele.

15. Acesse também a opção “Modelo”, na coluna esquerda, e clique no botão “Fazer backup/Restaurar”.

16. Desta vez, clique no botão “Escolher arquivo” e indique o arquivo que você salvou no item 12. Depois, clique em “Fazer upload”.

Pronto! Agora você terá uma cópia do seu blog, com o mesmo template e os mesmos gadgets do seu blog oficial. Alerto que a cópia não é 100% fiel, especialmente no caso dos gadgets do tipo “HTML/JavaScript”. Para eles, você precisará fazer a cópia dos códigos manualmente e colá-los nos gadgets de seu blog de testes.

Agora, você poderá realizar testes à vontade neste blog, e só aplicar as mudanças em seu blog oficial quando estiver certo do resultado que elas trarão.

Conclusão

Ter um blog de testes é essencial. Sem ele, você corre o risco desnecessário de desestabilizar o seu blog oficial e prejudicar as visitas de seus leitores. É uma ótima forma para você não apenas testar novos recursos, mas também para “treinar” antes de realizar alterações importantes em seu blog oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *