Fonte: CriarSites
Este é um guest post escrito por Guilherme Cherman Perdigão que bloga no Como Fazer – Um manual de como fazer tudo.
Para você que quer começar o seu blog, existem diversas maneiras de fazê-lo. A plataforma de blogging mais popular é o WordPress, utilizada por mais de 72 milhões de blogs ao redor do mundo. Ela também é a que eu sempre utilizei em meus sites, inclusive o mais novo deles, o Como Fazer. Neste artigo, darei 7 razões para você usar o WordPress para o seu blog ou website.
1. É muito fácil de instalar e usar.
Você pode começar o seu blog entrando no WordPress.com e preenchendo um pequeno formulário – em menos de 5 minutos o seu blog estará no ar. Quando ele estiver pronto, você terá um nome de usuário e uma senha para acessar o painel de controle do seu blog. Nele, é só clicar em “adicionar post” que aparece um editor de texto completo para você escrever e publicar seus artigos.
2. Existe uma versão em português.
Na verdade, há duas versões em português, o brasileiro e o de Portugal. Dessa forma, você não precisará gastar seu tempo e seus neurônios traduzindo o que você vê no painel de controle do WordPress.
3. É grátis.
O WordPress custa R$0,00, não vem com nenhum contrato ou obrigação, nadica de nada. Melhor do que isso impossível, não acha?
4. Todo blogueiro usa.
Reiterando o que disse na introdução, se você der uma olhada na blogosfera brasileira, parece que 99% dos nosso blogueiros usam o WordPress. Se funciona para os melhores, por que não usar você também para o seu?
5. Existem milhares de temas grátis na internet.
É só entrar no Google e procurar por “wordpress themes” e milhões vão aparecer. Eu pessoalmente costumo usar o Thesis Theme, que é pago, mas um grátis pode ser suficiente para você. Assim você pode facilmente customizar o design do seu blog para deixá-lo do jeito que você quiser.
6. Muitos plugins.
Pelo próprio WordPress você pode baixar dezenas de plugins que irão te ajudar com a otimização do seu site para o Google (SEO), integração com redes sociais como o Facebook e o Twitter, comentários especializados, o que você quiser. Tudo sem tirar a mão do bolso.
7. O código é aberto.
O WordPress é open-source. Isto quer dizer que você pode fazer qualquer mudança código e tem total controle sobre seu conteúdo. Muitos de nós nem saberiam fazer essas modificações mesmo se quisessem, mas é legal saber que seria possível fazê-las caso quiséssemos.
Se você se convenceu, comece o seu blog agora clicando aqui.