Como implementar uma aplicação cliente-servidor usando Sockets em Ruby

Fonte: Samuel Vinicius/IMasters

Referência: http://www.tutorialspoint.com/ruby/ruby_socket_programming.htm

Este é primeiro de vários artigos que irei publicar sobre Sockets em Ruby. Mas antes de qualquer coisa, é conveniente dizer o que são Sockets:

A grosso modo, são as extremidades de um canal de comunicação bidirecional. Ou seja, você pode utilizar Sockets para fazer comunicação entre processos de uma máquina, entre máquinas diferentes e entre processos de máquinas diferentes.

O que iremos fazer?

Como este é o primeiro artigo sobre o tema, pretendo ir direto ao ponto, mostrando, de forma simples, como implementar uma aplicação cliente-servidor. Nela, o cliente envia uma mensagem para o servidor e este responde. Sendo a comunicação entre cliente e servidor realizada via Socket, através do protocolo TCP.

Então, sem mais delongas. Vamos aos códigos:

Servidor

# file server.rb
require 'socket'

server = TCPServer.open(3001)  # Abre socket em escuta na porta 3001
loop { # o servidor nunca morre, fica sempre executando
client = server.accept      # aceita conexão do cliente
msg_cliente = client.recvfrom( 10000 ) # recebe mensagem - 10000 bytes - do cliente

puts  "Mensagem do cliente: #{msg_cliente}" # imprime a mensagem do cliente no servidor
client.puts "Ola cliente eu, o servidor, recebi sua mensagem" #envia uma mensagem ao cliente
client.close # fecha conexão
}

Cliente

# file client.rb
require 'socket'

server = TCPSocket.open('localhost', 3001) # conecta ao servidor na porta 3001
server.puts "Ola servidor eu, o cliente, estou enviando uma mensagem" # envia mensagem para o servidor

resp = server.recvfrom( 10000 ) # recebe a mensagem -10000 bytes - do servidor
puts resp

server.close # Fecha a conexão com o servidor

Como rodar a aplicação?

Primeiro, salve o código do servidor em um arquivo .rb – por exemplo server.rb – e execute o arquivo – ruby server.rb. Neste ponto, o servidor está esperando a conexão de um cliente. Agora salve o código do cliente de forma análoga e execute em outro terminal de modo que cliente e servidor sejam rodados ao mesmo tempo. A partir de então, o cliente envia uma mensagem ao servidor e o servidor responde.

Este é um exemplo simples do que pode ser feito com Sockets, espero que te ajude em algo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *