Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

14

mar
2012

Sem Comentários

Em Blog
Design

Por Allison

Como escolher as cores para seu site?

Em 14, mar 2012 | Sem Comentários | Em Blog, Design | Por Allison

Este é um guest post escrito por Thiago Rodrigues do blog Tudo Criativo.

Fonte: Celso Lemes/CriarSites

Você pode até não ligar, mas o esquema de cores que você escolher para o seu site é uma das decisões mais importantes que você terá que fazer.

A cor é importante porque afeta não só a sua mente, mas seu corpo também.

Por exemplo: estudos têm demonstrado que a cor vermelha pode estimular os seus sentidos, e até mesmo aumentar a sua pressão arterial. Casinos têm sido conhecidos por usar luzes de néon vermelhas porque foi dito que as pessoas jogam mais, enquanto sob o brilho de uma luz vermelha. Por outro lado, azul tende a ter o efeito oposto; Tem sido demonstrado para acalmar a mente, e relaxar o corpo.

Associação das Cores / Sentimento / Significado

Tenha em mente que essas associações não são definitivas. Experiências passadas, criação e cultura também podem alterar a forma como uma pessoa reage a uma determinada cor.

Preto: inteligência, autoridade, poder, força, estabilidade, mistério, segredo, mal, escuro, deprimente, luto;

Branco: limpo, puro, inocente, simples, neutro, chato;

Vermelho: Fogo, quente, calor, amor, paixão, entusiasmo, impulso, aventura, ação, perigo;

Azul: água, fresco, confiança, seriedade, sucesso, tranquilidade, energia, profissionalismo;

Verde: terra, grama, natureza, vida, saúde, dinheiro, lucro, paz;

Laranja: criatividade, conforto, diversão, juventude, velocidade, felicidade, perigo, alerta;

Roxo: negócios, fé, justiça, luxo, fantasia, desejo;

Amarelo: curiosidade, alegria, brincadeira, cautela;

Rosa: suavidade, doçura, amor, inocência, jovialidade, ternura.

É importante notar como as cores podem evocar emoções de ambas as extremidades, por vezes completamente opostas entre si. Por exemplo, a cor preta pode evocar emoções de poder e força, mas também pode representar o mal e a depressão. A cor laranja pode sinalizar conforto e diversão, ou do perigo e de alerta.

Como escolher as cores?

Ao escolher as cores para o seu site há muitas coisas a ter em consideração que não seja apenas a psicologia das cores:

Cores existentes: Se sua empresa já usa as cores certas, então você deve incorporá-los no site. Isso ajuda com o seu reconhecimento da marca.

Tipo de site: O tipo de site que você está criando irá influenciar fortemente na escolha das cores. Se você estiver fazendo um site para uma empresa de agricultora, então você certamente vai querer considerar tons terrosos que transmitem a ideia de natureza, e sendo natural. Verdes, azuis e marrons são escolhas perfeitas. De negócios – ou “institucionais” – sites tendem a usar azul, branco e verde para sinalizar poder, confiança, ou dinheiro.

Público-alvo: O público alvo também deve desempenhar um papel importante na seleção de cores. As pessoas mais jovens tendem a gostar de laranja, vermelho e outras cores vibrantes, enquanto os idosos, ou aqueles com problemas de visão, provavelmente vão apreciar uma paleta de cores mais neutras de branco, cinza e preto.

Combinando as cores

É importante que as cores que você escolher, trabalhem bem juntas. Usando uma combinação de cor errada, você pode transformar o seu site impossível de navegar, de ler os textos. ou pior, pode causar ao usuário um desconforto e o forçar a fechar a página imediatamente.

Uma das principais coisas a observar é a cor do texto. Você tem que ter certeza de que ele contrasta (destaca) a partir da cor de fundo. Se os usuários não podem ver o seu texto, eles não poderão lê-lo!

Dica: Para você levar um esquema de cores para o site de um cliente, ou para o seu site mesmo, comece com cinco cores: três cores “de base”, que estão relacionadas (cores que são semelhantes, ou que não muito contraste entre si), e em seguida, duas cores para usar como “destaque” que tenham contraste com as cores de base. Estas cinco cores são o ponto de partida. Você pode ajustar o brilho, matiz ou saturação de uma cor (pense verde musgo vs verde neon) para encontrar a combinação perfeita que trabalha para o seu site.

Bem, mas de qualquer forma o que vale é a criatividade e a responsabilidade. Não tenha medo de pensar fora do comum! Não existem regras que dizem que o seu site corporativo tem que ser azul marinho ou branco austero, simples e chato. Com experiência e prática, quase qualquer combinação de cores podem ser usadas em conjunto.

Redes Sociais

Tags | ,

Enviar um Comentário