3 desvantagens do sistema de comentários do WordPress

Fonte: Iago Melanias/BlogandocomFacilidade

No artigo de hoje, nós debateremos um pouco sobre o sistema de comentários do WordPress. Iremos apontar 3 desvantagens/problemas do sistema de comentários da tal plataforma tão popular. Sabemos que não existe plataforma de criação de blogs perfeita, e o WordPress não é uma exceção, a plataforma também tem vários problemas e nós estamos apontando alguns, que achamos que são desvantagens.

1º – Mais vulnerável à SPAM

Esse é um problema sério do WordPress. O WordPress, por si só, não tem um sistema de detecção de SPAM eficiente. É necessário fazer um cadastro para poder ativar o plugin que, por padrão do WordPress, já vem instalado, porém não ativado ainda. Para ativa-lo, é necessário digitar a API, e para pegar a API, é necessário que seja efetuado um cadastro. Tudo isso pode ser muito trabalhoso para novatos/iniciantes na plataforma.

O WordPress não tem um sistema autossuficiente para poder combater o SPAM na plataforma, isso é algo extremamente ruim para uma plataforma tão profissional como ela e isso acaba por desqualificar o sistema de comentários da plataforma. O SPAM no WordPress, é um dos fatos mais comuns na plataforma, quase todos os dias, recebo dezenas de comentários SPAM’s, porém, os mesmos foram detectados pelo plugin Akismet.

No Blogger, é muito raro aparecer um SPAM nos comentários, e quando aparece, geralmente, ele é detectado pelo sistema de não é exibido, claro. Isso acontece porque o sistema de comentários do Blogger é incorporado à página, e também porque é necessário fazer um login antes de publicar um comentário, numa conta Google, no Open ID ou no WordPress.com, por exemplo. Isso acaba evitando muito, muito SPAM e faz com que a plataforma seja mais amigável.

2º – Imagem do perfil (Avatar) ligado à um serviço externo

Outro problema no sistema de comentários do WordPress, é o fato de você precisar criar uma conta num serviço externo somente para passar a exibir sua imagem nos comentários WordPress. Serviço que muitos desconhecem, nós mesmos já recebemos diversos pedidos para como ensinar a fazer isso no WordPress, inclusive, o Antonio criou um artigo sobre isso: “Como mostrar o Avatar em Blogs WordPress“.

3º – Cópia de identidade facilitada

Você já parou para ver como é fácil ser uma outra pessoa num sistema de comentários WordPress? Para você ser uma falsa identidade no WordPress, você só precisa digitar o nome de outra pessoa, o e-mail dela e o blog. Dessa forma, você consegue ser qualquer um facilmente. Por exemplo, eu sei o e-mail do Antonio Faneca, claro que sei seu nome e blog (claro), eu posso muito bem entrar em qualquer blog e ser um Antonio Faneca nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *