Qual a diferença do wordpress.org em relação ao wordpress.com?

Fonte: Gustavo D. Castro/CriarNet

Para que ainda não sabe WordPress é uma poderosa plataforma inicialmente utilizada apenas para montar blogs que se desenvolveu tanto que atualmente é utilizada para desenvolver qualquer tipo de sites. É comum vermos na internet citações dos sites: wordpress.com e wordpress.org, você pode até imaginar que se trata apenas de extensões de domínios diferentes, mas não é, são sites diferentes com uma enorme diferença entre um e outro.

Nesse post explicarei detalhadamente sobre qual é a diferença entre o wordpress.org e o wordpress.com para acabar de uma vez por todas com as dúvidas.

O que é wordpress.org

O site wordpress.org é o primeiro e principal site do grupo que desenvolve o famoso cms wordpress, é nele que encontramos o pacote de instalação do blog para que possamos fazer o download e instalar em nosso próprio servidor de hospedagem, nele também encontramos uma série de templates, plugins além de um fórum de suporte aos usuários do wordpress.

O que é o wordpress.com

O wordpress.com é um serviço grátis oferecido pela mesma organização responsável pelo wordpress.org porem bem semelhante a outros serviços como o blogspot, que permite ao usuário se cadastrar e rapidamente ter seu blog online porem de forma limitada, quem possui um blog na wordpress.com não pode editar o código fonte de seu blog, pode usar somente alguns plugins definidos pelo sistema, etc…

Porem não precisa se preocupar com questões mais técnicas como por exemplo, hospedagem, instalação, configuração etc… É ideal para quem não tem conhecimentos mínimos para realizar a instalação de um blog.

Para mim o WordPress.org só se tornou o que é hoje graças ao WordPress.com que acabou atraindo outras pessoas a usar o sistema que fez com que o wordpress ficasse conhecido mundialmente. O wordpress.com também trouxe novos rumos nos negocios da wordpress, já que no site é oferecido uma série de serviços, como por exemplo: auxilio a migração, para quem deseja migrar o blog do wordpress.com para o .org, taxa para usar domínio próprio, entre outros…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *