Introdução ao HTML5, fatores que você não pode deixar de saber…

Fonte: Gustavo D. Castro/CriarNet

O HTML5 é a nova versão do nosso já conhecido HTML 4.1 trata-se de uma linguagem de marcação já utilizada a mais de 10 anos, ela traz importantes evoluções e promete revolucionar e muito a maneira em que navegamos nos sites atualmente.

A grande verdade é que o HTML 5 veio para ficar e aos poucos dominará o mercado até substituir de vez o atual html que usamos hoje, então que tal ficar por dentro do assunto? Veja cinco fatores sobre o HTML5 que você deveria saber.

HTML 5 revolucionará a tradicional linguagem de marcação.

Com o HTML 5 o HTML deixa de ser apenas uma linguagem de marcação, logicamente ela não deixará de ser uma linguagem de marcação com todos os recursos existentes no HTML 4 mas ela passará a ser uma linguagem mais completa que nos permitirá fazer muito mais que realizar a marcação html nas páginas mais também fazer animações, sistemas, etc… O Html 5 veio para enriquecer e revolucionar a internet.

Seus conhecimentos em HTML 4 serão extremamente uteis para desenvolver em HTML5

Ao contrario do que muita gente pensa a respeito do HTML5 todos os seus conhecimentos em relação ao html 4 serão extremamente uteis, por isso não pense que eles ficarão no passado, pois o HTML 5 engloba tudo que usamos atualmente porem com recursos extras. O que terá que fazer é aprender os novos recursos do HTLM 5 para implementa-los em seus novos projetos.

Não seria possível maneira mais fácil de usar HTML 5

Para quem não sabe definimos a linguagem de nossas páginas com uma simples declaração no inicio das páginas, no HTML 4 existem uma infinidade de variações de declarações que podemos usar, mas no html 5 existe apenas uma que ja diz tudo que o navegador precisa saber: “Trata-se de HTML5”

<!DOCTYPE html>

HTML 5 ainda não está pronto, mas já funciona…

A versão final do HTML5 ficará pronta e disponível em 2014 certamente muita coisa ainda será acrescentada a linguagem porem o HTML já está liberado para a utilização, quem desejar já pode programar seus novos layouts em HTML5, porem é importante saber que alguns navegadores mais antigos não interpretarão da maneira corretas as páginas, agora fica a seu critério, programar pensando no que já é passado como por exemplo o Internet Explorer 6 ou programar pensando no futuro que nesse caso está muito bem representado pelo HTML 5.

Html5 definitivamente veio para ficar.

Com a chegada do HTML 5 muita coisa mudará na internet e já está mudando, um fato que pode comprovar essa evolução é que a Adobe produtora do Flash já anunciou o fim da ferramenta, já anunciou também mais de 300 demissões e divulgou que a empresa será re-estruturada e novos produtos voltados a web surgirá.

O HTML 5 na verdade forçou a empresas a mudar seus rumos ja que a linguagem englobará tudo aquilo que o flash faz atualmente. Até mesmo nos resultados de pesquisa o hatml5 influenciará, já que os bots terão muito mais facilidade de realizar a leitura das páginas.

Com tudo isso, podemos afirmar que o HTML 5 é o futuro da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *