Estudo da HP prevê a popularidade de notícias no Twitter antes da publicação

Fonte: IMasters


Cientistas do HP Labs, braço de pesquisa e desenvolvimento da empresa, criaram uma técnica capaz de prever, com até 84% de precisão, a popularidade de uma matéria jornalística no Twitter antes mesmo que seja publicada.

De acordo com estudos prévios do HP Labs, é possível prever o fluxo e refluxo dos trending topics do microblog. O objetivo da pesquisa foi reforçar a teoria de que a fonte da notícia é fator determinante na popularidade de uma matéria, além de entender questões fundamentais sobre como os usuários são influenciados a agir, retuitando uma notícia.

Os pesquisadores levaram em consideração quatro fatores para determinar a popularidade de uma matéria:

  • A fonte da notícia – quem cria e publica
  • A categoria da notícias (por exemplo, negócios, saúde, tecnologia ou esporte)
  • Se a linguagem do texto foi emocional ou objetiva
  • Se celebridades, marcas famosas ou outras instituições notáveis são mencionadas

A partir daí, a equipe atribuiu a cada notícia uma pontuação para todos os quatro fatores, criando, assim, uma nota final. Em seguida, foi feita uma previsão para o número de “tuítes” que a notícia pode receber é calculada utilizando modelos estatísticos.

O estudo confirmou a sabedoria editorial comum: histórias de fontes críveis, que mencionam celebridades e pertencem às categorias mais populares de notícias, são mais propensas a gerar comentários no Twitter.

Por outro lado, a análise mostrou que o tom da notícia, emocial ou objetivo, influenciou muito menos sobre a sua distribuição no microblog, sugerindo que manchetes sensacionalistas não são capazes de gerar maior propagação que relatos simples.

Chamado de “A força das notícias na mídia social: previsão de popularidade” (The Pulse of News in Social Media: Forecasting Popularity), o estudo é baseado em dados de mais de 40 mil notícias publicadas ao longo de nove dias em agosto de 2011. O estudo completo está disponível aqui, em inglês.

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