Dicas para quem pretende ter um Blog

Este é um guest post escrito por Alexandre K. Cordeiro que bloga no Criador Sites.

Fonte: CriarSites

Muitas pessoas acham que um blog é algo fácil de se fazer. Hoje em dia, criar um blog não é algo tão complicado assim, pois existem muitas plataformas que não exigem um conhecimento avançado em programação. Hoje existem plataformas “prontas” para criação de sites e blogs (WordPress, Blogger, Tumblr, Joomla, Drupal, entre outros CMS´s).

Se você pretende ter um blog profissional, ou seja, um blog que você ganhe dinheiro com ele. É necessário que você trate o seu blog de maneira profissional, tratando-o como uma empresa.

Sobre o que seu blog tratará

Para isso, o primeiro passo é decidir sobre o que o seu blog tratará. Caso o seu blog seja direcionado a algum nicho – como no caso do Criar Sites que é destinado a assuntos sobre a criação de sites – escolha um ramo que você conheça bem e que goste muito, pois você precisará escrever bons artigos e responder as dúvidas de seus leitores.

Escolha um nome e domínio que tenha a ver com o seu nicho

É muito importante que você escolha um nome e um domínio que seja de fácil lembrança e que tenha a ver com o propósito do seu blog. Um nome sugestivo é algo que será muito benéfico para o futuro do seu blog.

No caso do blog Criar Sites, Celso Lemes foi muito correto em escolher o nome e conseguir registrar o domínio criarsites.com. Quando uma pessoa procura por como criar sites, o Google assimila o domínio e o conteúdo do blog, fazendo com que esse tenha um melhor posicionamento.

Elabore conteúdo de qualidade

É claro que nada adianta um blog com um bom nome e domínio, se o mesmo não possuí conteúdo de qualidade.

O ideal é que você poste conteúdos diariamente em seu blog. Mas de nada adianta postar diariamente conteúdos fracos só para encher linguiça. Por isso é necessário escolher um nicho que você goste muito, pois assim sendo, você terá muito mais prazer e facilidade para criar os seus artigos.

Escreva sempre vários artigos, e procure agendá-los para os dias em que você definiu que o seu blog será atualizado. No caso do meu blog, o Criador Sites, eu lanço novos artigos todas as quartas feiras. Sei que é muito pouco, mas tomei como meta criar somente artigos que tenha qualidade, e assim que eu for melhorando na escrita, vou atualizá-lo mais vezes na semana (mas sempre que possível tento lançar mais de um artigo na semana).

Já no “meu” outro blog, o Publique Ideias, os artigos são atualizados diariamente. A