Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

29

fev
2012

Sem Comentários

Em Blog
Cloud Computing

Por Allison

Deltacloud agora faz parte do Apache Top Level Project

Em 29, fev 2012 | Sem Comentários | Em Blog, Cloud Computing | Por Allison

Com informações de The H

Fonte: IMasters

O projeto Apache Deltacloud, que vem sendo incubado no Apache desde que foi contribuído para o Apache, em maio de 2010, pelo Red Hat, se tornou oficialmente parte do Apache Top Level Project.

O Deltacloud é uma definição para uma API REST para interagir com provedores de serviços em nuvem. Ele também inclui implementações para um servidor de API para serviços populares em cloud, como Amazon, Eucalyptus, GoGrid, Microsoft, OpenStack e Rackspace. Além disso, há bibliotecas clientes para Ruby, C e C++.

Na verdade, o Deltacloud foi votado e elevado à categoria de projeto de alto nível em outubro de 2011. A razão de isso ter sido anunciado ontem não está clara, mas alguns projetos levam tempo para migrar sua infraestrutura para alto nível.

O Deltacloud é o segundo projeto de gerenciamento de API em nuvem a ser qualificado para o status de alto nível da Apache Software Foundation. Em maio de 2011, o Apache Libcloud conseguiu o feito. Ele é uma implementação baseada em Python de API common vendor-independent para serviços em nuvem. Ela usa múltiplos backends para traduzir sua API para um serviço alvo.

Esses dois projetos são algumas das tentativas de criar uma API padronizada para interagir com nuvens IaaS (Infrastructure-as-a-Service). Outras novidades incluem um serviço de barramento da Open Source Business Foundation, um guia IEEE e um padrão para portabilidade cloud, e uma iniciativa OASIS chamada TOSCA (Topology and Orchestration Specification for Cloud Applications).

O Deltacloud está disponível para download e para instalação neste link e é distribuído sob a Apache Licence 2.0.

Redes Sociais

Tags | , , , ,

Enviar um Comentário