Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

29

fev
2012

Sem Comentários

Em Blog
HTML
SEO

Por Allison

Como o HTML5 pode influenciar na otimização para mecanismos de busca (SEO)

Em 29, fev 2012 | Sem Comentários | Em Blog, HTML, SEO | Por Allison

Por Sergio Nascimento

Nova semântica do HTML5 e SEO devem andar juntas. Como critério de desempate, o site que tiver um conteúdo de qualidade bem organizado (HTML5/semântica) terá prioridade para mecanismos de busca, em especial o Google. E relevância de conteúdo envolve tanto um bom conteúdo – leia-se, o mais enxuto e aderente possível ao que você deseja transmitir em um post ou página do seu site ou portal – como um código bem estruturado e relevante em web semântica, sendo o HTML5 a opção mais confiável atualmente para organizar essas informações, “traduzindo-as” da melhor forma possível para os robôs de busca.

Pois bem. Pensando nisso, Sergio Nascimento aka Elvis Detona, especialista em web standards, HTML5 e CSS3, elaborou algumas dicas básicas para aqueles que desejam usar a nova semântica do HTM5 com o intuito de obter um posicionamento adequado nos buscadores:

Para mim, cada página tem que ter APENAS um <h1>, mas o W3C, na especificação do HTML5, coloca que cada section pode ter um <h1>, mas eu não uso assim.

“Se eu usar vários <h1>, o Google vai me punir?” O Google não vai punir… isso usando HTML5 ou não. A não ser que você use de forma inadequada.

Além disso, utilize as tags adequadas de acordo com o seu conteúdo, heading tags seguindo uma hierarquia, tag de navegação <nav>, cabeçalho <header>, conteúdo <section>, <article>, <p>, <video>, <audio>, <figure>… os novos types de formulário (email, search, url, tel…), link relations, microdata…

Volto a lembrar, o Google quer conteúdo com qualidade e semântica.

INFELIZMENTE, existem técnicas que “bagunçam” toda a organização do código/semântica a fim de se obter melhores resultados nos buscadores. (Essa de colocar vários h1 na página é lenda, ok?) Não é isso que o Google quer… mas em algumas situações, o resultado é bem melhor sim! Só tem que ficar esperto para não ser punido.

Quando você desenvolve um projeto é claro que quer resultado (conversão/venda de produto ou serviço), mas acho que não é só isso! EU, Sergio (@elvisdetona), penso num todo. Desenvolvo sempre meus projetos pensando num bom resultado nos buscadores e que seja o mais acessível/compatível possível com a maioria dos dispositivos que têm acesso à web.

Se você pensa “Eu preciso ficar em primeiro no Google a qualquer custo”, não se preocupe tanto com semântica e siga a orientação de caras especialistas em SEO.

Redes Sociais

Tags | , ,

Enviar um Comentário