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21

jan
2012

Sem Comentários

Em Blog

Por Allison

Você oferece conteúdo de qualidade para seus visitantes?

Em 21, jan 2012 | Sem Comentários | Em Blog | Por Allison

Fonte: Celso Lemes/CriarSites


O conteúdo de qualidade é uma exigência para o blogueiro que deseja ter sucesso com seu blog. Se ele for fraco, mal escrito ou conter informações insuficientes, dificilmente ele conseguirá boas posições nos mecanismos de buscas, os visitantes não irão recomendá-lo e seu site/blog acabará sem visitantes.

No caso do buscador do Google, o conteúdo de qualidade passou a ser uma exigência do novo algoritmo implementado há alguns meses, apelidado de Google Panda, que é muito mais exigente quanto a qualidade do conteúdo que é indexado, deixando em posições inferiores nos resultados das buscas, os sites que não se encaixem em seus critérios de qualidade.

Como saber se o meu conteúdo tem qualidade

Para saber se o seu conteúdo é de qualidade, pense da seguinte forma:

  • Será que os visitantes sairão satisfeitos com o que vão encontrar em meu site?
  • Será que o meu conteúdo oferece a informação ou o entretenimento que eles procuram?

Se a resposta for não (se você pensar para responder um SIM, é porque você poderia melhorar seu conteúdo), é melhor repensar a forma que você está trabalhando em seu site/blog.

Confira abaixo algumas dicas que eu aprendi durante minha carreira de blogueiro amador e profissional.

Pesquise sobre o assunto

Independente de você ser um expert ou não no assunto que pretende escrever, uma boa ideia é que faça pesquisas acerca do tema, porque sempre haverá alguma coisa a ser aprendida e que poderia ser adicionada ao artigo.

Procure adicionar todas as informações que forem pertinentes e deixe de lado o que não importa (sem ficar enchendo linguiça). Se o artigo ficar muito extenso, você poderá dividi-lo em duas ou mais partes.

Preste atenção nos erros gramaticais e na forma que escreve

Os erros ortográficos dão aos visitantes uma má impressão sobre a qualidade geral do conteúdo, podendo levá-los a deixarem o site por causa disso. Além disso, o conteúdo bem escrito é uma exigência do Google Panda, que dá prioridade ao conteúdo livre de erros ortográficos grotescos. Se você não for muito bom em Português, poderá sempre utilizar um corretor ortográfico.

Outra coisa que você deve prestar atenção é no nível de complexidade do texto. Se o conteúdo que você está escrevendo é direcionado a alunos de faculdade, provavelmente você deve escrever os textos em um nível acadêmico, mas o mesmo conceito não se aplicaria caso o conteúdo seja direcionado a um público mais jovem. Portanto enquanto estiver escrevendo, procure escrever de uma forma que seja compreensível para o seu público, sem parecer complicado ou simples demais.

Adicione ilustrações sempre que possível

As imagens ajudam a quebrar o gelo, chamando a atenção dos leitores e facilitando a compreensão do texto. É como diz aquele velho ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Deixe o conteúdo de molho

Uma boa pratica para deixar seu conteúdo ainda melhor, é deixá-lo de molho por um ou mais dias. Isso lhe dará tempo se lembrar de algo que não foi adicionado ou para que novas ideias surjam e que complemente o artigo, aumentando sua qualidade.

No entanto, para que isso seja possível, é importante que você escreva artigos com antecedência, caso contrário você poderá se ver em uma situação em que não tem outro jeito a não ser publicar o conteúdo as pressas.

Eu mesmo tenho o hábito de não publicar meus artigos imediatamente, deixando-os como rascunho em meu blog. Sempre que preciso publicar um deles, dou uma olhada antes no texto e acabo fazendo alguma modificação que não tinha pensado no momento em que o escrevi.

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