Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

17

dez
2011

Sem Comentários

Em Blog
Wordpress

Por Allison

Como Criar ou Recuperar um Backup de seus Posts no Blogger

Em 17, dez 2011 | Sem Comentários | Em Blog, Wordpress | Por Allison

Assim como acontece com nossos computadores, os servidores de hospedagens também estão suscetíveis a problemas diversos, como arquivos corrompidos, problemas com os bancos de dados ou mesmo uma invasão, que podem levar a perda dos dados de todos os sites armazenados. Por isso é importante sempre ter uma cópia de segurança de todo o conteúdo publicado em nossos sites e blogs para o caso de alguma catástrofe.

É necessário criar cópias de segurança no Blogger

Embora o Blogger não tenha a fama de apresentar problemas com seus servidores, algumas pessoas tem reclamado de que seus blogs foram excluídos sem explicação clara, o que é um problema que poderia ser amenizado com uma cópia de todos os posts, já que desta forma seria possível recuperar pelo menos o conteúdo.

Além disso a cópia de segurança também pode ser útil para quem pensa em mudar de blog, já que a cópia poderia ser utilizada para transferir o conteúdo de um blog para outro, inclusive do Blogger para WordPress.

Se você usa o WordPress, confira o artigo “Crie cópias de segurança de seu blog WordPress“.

Como exportar o blog no Blogger

Se você tem um blog no Blogger e deseja criar uma cópia de segurança de seu conteúdo, acesse o painel de controle e clique na aba “Configurações“. Lá você encontrará as opções “Importar Blog“, “Exportar Blog” e “Excluir Blog“.

Clique em “Exportar Blog” e na nova página clique no botão “Fazer Download do Blog” para iniciar o download de um arquivo XML que contém os posts de seu blog.

Como importar o blog

Se você precisa recuperar uma cópia por qualquer motivo, você deve acessar o painel de controle, clicar em “Configurações” e desta vez clicar em “Importar Blog“.

Na janela que aparece selecione o arquivo que você exportou anteriormente em seu computador, digite a palavra anti fraude que apare e clique no botão “Importar Blog“.

Dicas

Para manter seu blog seguro é recomendado que você faça backups periódicos dependendo da frequência com que você publica seus posts, desta forma você mantém sempre uma cópia com os últimos posts publicados.

Para quem pretende importar posts de outro blog, lembre-se de que o Google está penalizando sites e blogs com conteúdo duplicado (cópia). Portanto se pensa em fazer isso, recomendo que apague o blog antigo depois de fazer a transferência.

Se pretende excluir seu blog, tenha em mente que não poderá voltar atrás.

Nota

Vi a dica deste artigo no Life Find no artigo “Fazendo o backup do layout e das postagens no Blogger“.

Fonte: Celso Lemes/CriarSites

Redes Sociais

Tags | , , , ,

Enviar um Comentário