Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

20

dez
2011

Sem Comentários

Em Blog
Wordpress

Por Allison

7 Utilizações alternativas para o WordPress

Em 20, dez 2011 | Sem Comentários | Em Blog, Wordpress | Por Allison

O WordPress é uma plataforma focada principalmente na blogagem, mas a sua utilização pode ser muito vasta no mundo da internet. Devido ás suas capacidades, potencial e flexibilidade WordPress tornou-se rapidamente a ferramenta escolhida mesmo para as pessoas que não têm conhecimentos de linguagens de programação, pois esta plataforma é realmente extremamente simples de operar e customizar. A quantidade de templates existentes também facilitam a criação de websites com uma boa aparência, tanto que muitas das vezes deparamo-nos com websites com estilo profissional, feitos por pessoas que não têm muitos conhecimentos da área. Para o elucidar um pouco melhor sobre este tema, vamos-lhe apresentar neste artigo 7 Utilizações Alternativas para WordPress!

1. AGREGADOR DE CONTEÚDOS

Um agregador de conteúdos é um website que tem como objectivo juntar no mesmo local artigos de várias fontes. Isto faz com que as pessoas acedam ao seu agregador de conteúdos para procurarem notícias das mais variadas áreas sem terem de efetuar pesquisas no Google e perder tempo a navegar por entre os resultados das pesquisas. Estes websites também têm a vantagem de criar linguagens para o seu website, aumentando a sua teia na internet e espalhando os seus conteúdos e o nome do seu website. A uma escala pequena, temos o exemplo do website das Escolas + onde são agregados os conteúdos de todas as escolas da rede!

2. FORUM

Com WordPress você poderá criar facilmente um forum baseado nesta plataforma. Existem variados plugins que possibilitam a integração de um forum em WordPress, facilitando a sua vida não só pelo tempo que está a optimizar, como também evitando que tenha de trabalhar com plataformas diferentes para efetuar diferentes tarefas. Assim poderá utilizar única e exclusivamente o WordPress para fazer o seu blog e o seu forum, tudo na mesma instalação. Recomendamos o SimplePress , um plugin com bastante qualidade para tornar WordPress num forum!

3. PORTAL DE EMPREGOS

Com a crise mundial, a procura de emprego através da internet teve um enorme aumento, levando a que os portais de empregos se tornassem um nicho rentável e apetecível para os webmasters a nível mundial. Temos um exemplo muito bom do qual podemos tirar algumas conclusões e aprender com o projeto, o Empregos do Brasil. Este é um portal de empregos que agrega no mesmo local ofertas de emprego de vários pontos do Brasil. Assim as pessoas podem-se deslocar ao website e procurar um emprego na sua área de residência, ou mesmo dentro das suas áreas de conhecimento.

4. FERRAMENTA DE COLABORAÇÃO

As ferramentas de colaboração são extremamente úteis para equipes de blogueiros, desenvolvedores, web designers ou outro tipo de equipe que necessite de uma plataforma onde possam discutir assuntos, e colaborar nos projetos. Esta situação verifica-se principalmente quando fisicamente é impossível as pessoas estarem juntas e debaterem os seus problemas e apresentar novas ideias para os projetos, assim tudo será possível no mesmo local, estando acessível por toda a equipe. Embora possa ser assemelhado a um forum, as ferramentas de colaboração vão muito mais além da troca de mensagens, podendo ter no mesmo local discussões sobre projetos, enviar ficheiros para exemplificar as ideias com os colegas, criar tarefas, metas e páginas de colaboração, tudo em um só local!

5. WEBSITE ESTÁTICO

Quem julga que WordPress mesmo sendo tão flexível e potente não poderá ser uma simples página estática, está enganado. A flexibilidade de WordPress chega ao ponto de lhe permitir abdicar de todo o seu potencial para criar uma simples página estática. As páginas estáticas podem ter muitas funcionalidades, e poderá explorá-las sem limite com WordPress. Recomendamos o plugin Really Static que lhe irá fornecer tudo o que é necessário para criar o seu website estático sem grandes dificuldades. Do que está à espera? Experimente já!

6. GALERIAS

As Galerias de Imagens também são uma parte integrante das possibilidades com WordPress. Cada vez mais surgem websites que são galerias de imagens, sejam elas galerias de fotógrafos, artistas ou sites de wallpapers. Com WordPress você poderá explorar esta área ao máximo, contando sempre com as funcionalidades inerentes à plataforma, que sempre o acompanharão seja qual for a utilização que der. Se optar por uma galeria de imagens, recomendamos o NextGen Gallery, que é de longe o plugin mais completo e mais trabalhado existente de momento. Com NextGen Gallery crie as suas maravilhosas e atracticas galerias de imagens que irão deixar os seus visitantes de boca aberta! Pode ver um excelente exemplo de uma galeria de wallpapers em Random Walls.

7. LOJA ONLINE

Esta alternativa na utilização de WordPress é aquela que suscita maior interesse pela complexidade que uma loja online tem. No entanto, esta complexidade é um pouco ofuscada pelas capacidades da plataforma, em conjunto com as potencialidades dos plugins existentes. Felizmente até já existem alguns Temas WordPress que vêm com um sistema de loja online embutido e pronto a funcionar, bastando introduzir as categorias, produtos, preços e definindo os métodos de pagamento. Assim poderá ter a sua loja online com facilidade e assente numa plataforma fiável e que certamente o ajudará nas tarefas de manutenção e controlo de vendas da sua loja online! Recomendamos o WP e-commerce que é um dos melhores plugins existentes no momento.

Fonte: Diogo Espinha/escolacriatividade

Redes Sociais

Tags | , ,

Enviar um Comentário