Hoje vamos falar sobre um código importante para quem usa URL dinâmica no WebService. Para quem trabalha com vários ambientes de software, essa solução pode valer muito a pena.
Usado:
Ferramenta de desenvolvimento: Visual Studio.NET (qualquer versão)
Linguagem: C#.NET
Framework 3.5 pra cima
Para quem tem os ambientes devidamente separados, é necessário utilizar alguns dados dinâmicos para evitar retrabalho no momento da compilação. Isto é, alterar só no arquivo de configuração de acordo com o ambiente de desenvolvimento, homologação e produção.
Imagine que exista um webservice dentro da ferramenta referenciada, na pasta Web References. A URL desse webservice aponta diretamente para o ambiente de desenvolvimento, porém, é necessário publicar a aplicação no ambiente de homologação.
O webservice já está no ambiente de homologação e a ideia não é referenciar uma nova URL dentro da ferramenta. (Figura 1)
É preciso que esse apontamento de URL seja dinâmico e esteja de acordo com o ambiente que o aplicativo for publicado, isto é, para homologação pegar a URL de “hom”, para “produção” e assim por diante.
Se não for colocado dinamicamente, para cada ambiente é necessário alterar a URL na ferramenta, compilar novamente e publicar no ambiente. Veja a URL (Figura 2). Esse ambiente é de desenvolvimento.
No terceiro campo (Web Reference URL) está o que é preciso mudar. A primeira coisa é declarar a variável no início do código. (Tabela 1)
private WSRetaguarda.Retaguarda wsRetaguarda; //variavel do webservice
Tabela 1
O próximo passo é gerar um método para verificar a variável e atribuir o valor. (Code 1)
private void InicialzarWebService() { if (wsRetaguarda == null) { wsRetaguarda = new WSRetaguarda.Retaguarda(); wsRetaguarda.Url = pathWebService; } else wsRetaguarda.Url = pathWebService; }
Esse code 1 verifica primeiramente se a variável é null. Se for, ele gera uma nova instância e atribui a variável URL passando o path do webservice dinâmico. Esse path dinâmico pode estar dentro do arquivo web.config.
Para quem usa a ferramenta Visual Studio .NET 2010, fica bem simples, porque o arquivo de configuração é dinâmico para cada ambiente. Veja o vídeo abaixo e se informe mais.
Vídeo:
Depois de criar o método e colocar a variável pegando do web.config, basta chamar sempre este método (inicializarWebService()) antes de chamar qualquer outro método do webservice. Veja o exemplo Code 2.
private void carregarDados() { try { InicialzarWebService(); DataTable dtResultado = wsRetaguarda.buscaModeloHardware(); cmbScanner.DataSource = dtResultado; cmbScanner.ValueMember = "mhaId"; cmbScanner.DisplayMember = "mhaNome"; if (dtResultado.Rows.Count > 0) { foreach (DataRow dtRow in dtResultado.Rows) { this._listaMhaUrlInstalacao.Add(Convert.ToInt32(dtRow["mhaId"]), Convert.ToString(dtRow["mhaUrlInstalacao"])); } } } catch (Exception ex) { throw ex; } }
É bem simples e fácil, pois agora não é preciso compilar os dados para atribuir a URL de acordo com o ambiente. Caso você use um new chamando o webservice, essa URL se perde, e volta a apontar para desenvolvimento. Isso porque é a primeira da ferramenta do Visual Studio.NET.
Fonte: Mauricio Junior/IMaster