Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

23

nov
2011

Sem Comentários

Em Blog
JavaScript

Por Allison

Qual o local correto para adicionar scripts em seu site?

Em 23, nov 2011 | Sem Comentários | Em Blog, JavaScript | Por Allison

Outro dia, após publicar o artigo “Como Adicionar o Código do Google Analytics ao Blogger e WordPress” tivemos uma pequena discussão relacionada a qual parte do código da página, devemos adicionar o código de monitoramento do Google Analytics.

O correto seria adicionar perto da tag </body> que se encontra já no final do código da páginas, porém um dos visitantes perguntou: _ Porque no final?

Temos vários motivos para que o código do Google Analytics seja adicionado no final do código da página. Confira alguns deles.

Ps. Se você não tem idéia de como uma página é construída, recomendo que aperte o botão direito do mouse e clique em “Exibir código fonte” para que você não fique perdido durante o resto deste artigo.

Agilidade no carregamento

Os sites são carregados no computador dos visitantes de acordo com a sequência dos elementos presentes na página. Se você sobrecarregar o início do código da página, com elementos que deveriam estar no final, você poderá deixar o carregamento do que é realmente importante para o visitante mais lento. Conteúdo!

Melhor para SEO

Especialistas em SEO dizem que o Google indexa apenas uma determinada quantidade de KB da página e que todo o resto é ignorado. Por isso, se você deixar elementos desnecessários no começo, o indexador pode deixar de indexar o conteúdo ou outra coisa que seria mais vital para o posicionamento do site.

Monitoramento correto dos visitantes

Ao adicionar o código de monitoramento do Google Analytics no começo do código da página, você poderia coletar dados incorretos sobre os visitantes que acessam seu site, já que existem casos em que o carregamento da página é interrompido/travado por algum motivo ou o visitante desiste de acessar o site antes de carregar a página completamente.

Neste caso, como o código de monitoramento está mais perto do começo do código da página, ele poderia ser contabilizado, mesmo sem o visitante ter permanecido na página.

“É claro que isso não seria um problema se você deseja apenas ter números para aumentar seu EGO”.

Outros exemplos

Existem scripts que exigem que seus códigos sejam adicionados no local exato em que você deseja que ele apareça dentro da página, como é o caso de chats, contadores de visitas, players de músicas e etc.

Mas também existem alguns scripts, que independente do local da página em que você o adicione, ele sempre será exibido (seja lá o que for) em locais determinados pelo código fornecido pelo desenvolvedor. Um exemplo disso é a barra de ferramentas do Wibiya, que não importa se você o adicione no começo, meio ou fim da página. A barra sempre aparecerá no rodapé, exatamente como pode ser visto aqui no CriarSites.com.

Portanto, neste caso não faria sentido adicionar o código no começo do código da página, já que isso estaria atrapalhando o desempenho do site de diversas formas.

Conclusões

Cada script deve ser adicionado ao site de acordo com as especificações do fornecedor de forma que ele funcione corretamente e da melhor maneira. Portanto, recomendo que procure informações no site que fornece o script e que faça como ele descreve.

Fonte: Celso Lemes/CriarSities

Redes Sociais

Tags | , , ,

Enviar um Comentário