Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

24

nov
2011

Sem Comentários

Em Blog

Por Allison

Desenvolvedores do GNOME criam o Boxes, uma nova integração para virtualização

Em 24, nov 2011 | Sem Comentários | Em Blog | Por Allison

Com o aumento do uso de máquinas virtuais e de conexões remotas, os desenvolvedores do GNOME estão trabalhando em uma nova integração para o ambiente desktop. Chamada de Boxes, a novidade oferece um único ambiente para criar executar espaços virtuais que podem vir de imagens locais, máquinas virtuais remotas ou sessões remotas do protocolo SPICE.

Os desenvolvedores vêm trabalhando em uma implementação baseada na linguagem de programação Vala, e melhorando as bibliotecas de fundação libvirt e spice-gtk, que são escritas em C. Eles anunciaram o primeiro release e já demonstraram as capacidades do aplicativo.

O desenvolvedor Zeeshan Ali Khattak explicou que, embora os desenvolvedores já utilizem o virt-manager e já tenham sanado as necessidades em nível empresarial de um administrador de sistema, havia a necessidade de uma virtualização e de uma aplicação de conexão remota para o usuário final. E essa necessidade é atendida com o Boxes.

O projeto ainda está em estágios iniciais e, por isso, há vários problemas, sendo o maior deles a falta de suporte para disquetes, quando a virtualização é feita no Qemu. Entretanto, com a nova interface de usuário, os usuários já são capazes de criar e de executar máquinas virtuais ou conexões de sistemas remotos sem esforço.

Para quem quiser contribuir com o projeto, os desenvolvedores estão procurando ajuda para trabalhar na interface de usuário e para aprimorar as bibliotecas libosinfo e libvirt-glib, nas quais o projeto é baseado.

Fonte: IMasters

Redes Sociais

Tags | , , , ,

Enviar um Comentário