Iniciando no PHP: 10 Questões para iniciantes em PHP

Para começar a desenvolver com a linguagem PHP, é necessário entender algumas questões:

1 – A linguagem PHP é muito utilizada para o desenvolvimento de WEB e Sites e Intranet. Hoje como cases é possível citar grandes portais da internet, como o Facebook e o Twitter.

2 – PHP é uma linguagem open source, gerenciado pela empresa Zend. Hoje a Zend se mantem com a comercialização de alguns produtos, entre eles o Zend Certification, Zend Encoder entre outros.

3 – O Site oficial do PHP é o www.php.net. Lá você encontra um guia completo de referencia para estudos.

4 – Para você montar um ambiente de desenvolvimento, é necessário ter instalado o servidor Apache em conjunto com o PHP. Existe também formas de utilizar o servidor IIS da Microsoft, mas por questão facilidade e de maior integração, é recomendado o uso do Apache.

5 – Realizar a instalação do PHP e Apache, não é uma tarefa muito simples e menos produtiva. Requer muito tempo e pelo menos alguns conhecimentos adicionais para realizar a instalação.Desta forma existe no mercado ferramentas que realizam estas instalação de forma simples, apenas utilizando o famoso Next, Next e Finish.

6 – Umas das ferramentas é o Wamp Server. A mesma instala automaticamente na sua máquina, O PHP 5.X, Apache 2.2.X, MySQL 5.X entre outros softwares para desenvolvimento. Desta forma você cria um servidor com PHP, Apache e MySQL em apenas alguns minutos. Você encontra mais informações no site http://www.wampserver.com, escolha a guia download e escolha a versão desejada.

7 – É importante entender que o Apache, por ser um servidor WEB irá utilizar a porta default(80), desta forma para que o Wamp server, consiga inicializar todos os serviços, é importante não ter serviços que utilizem esta porta. EX: Skype, Team View entre outros. Desta forma, quando for utilizar o Wamp Server, desligue as aplicações citadas anteriormente ou qualquer outra que venha a gerar conflito com o mesmo.

8 – Antes de começar com PHP, aprenda HTML. O HTML é fundamental para desenvolver com a linguagem PHP. Um dos grandes recursos do HTML, que deve ser bastante estudado é os formulários. Posteriormente a grande jogado é trabalhar com formulários do HTML no PHP.

9 – Você pode desenvolver em PHP, tanto no modelo procedural ou orientada a objeto. Cada vez mais o PHP esta dando suporte ao paradigma da OO.

10 – Aprenda CSS. Além de entender HTML, é essencial hoje também conhecer o CSS, é com que será possível criar estilos para suas páginas.

Fonte: DeveMidia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *