IBM oferecerá Hadoop em seu serviço de nuvem

A IBM anunciou que em breve vai oferecer o seu software de analytics baseado no Hadoop, InfoSphere BigInsights, como serviço (Software as a Service – SaaS), dentro da plataforma SmartCloud. Duas versões estarão disponíveis, uma básica e gratuita, e outra paga, com características mais avançadas.

O serviço gratuito vai permitir que usuários iniciantes na análise de grandes quantidades de dados aprendam como o processo funciona. Recentemente, a IBM adquiriu especialistas na plataforma Hadoop para melhorar sua experiência na área.

O Apache Hadoop se tornou o padrão open source na área de “big data”, implantando um algoritmo MapReduce para aproveitar o poder dos grandes aglomerados de máquinas para analisar grandes quantidades de dados. Desenvolvido originalmente pelo Yahoo, ele se tornou um projeto Apache e desenvolveu seu próprio ecossistema de ferramentas e tecnologias relacionadas.

No início do mês, a Oracle anunciou que o seu Oracle Big Data Appliance rodaria Hadoop e a Microsoft revelou planos de dar suporte ao Hadoop no Azure e no Windows Server. O serviço de cloud Elastic MapReduce, da Amazon, também é baseado no Hadoop.

Com informações de The H

Fonte: IMasters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *