Google mostra preview de linguagem voltada para programação web estruturada

Em um post no Google Code, o Google apresentou um preview do Dart, uma linguagem de programação tipada com suporte opcional a classes para a construção de aplicativos web.

Entre os objetivos da linguagem estão criar uma linguagem estruturada e flexível para programação web; torná-la familiar, natural e fácil de aprender para programadores; assegurar que ela entregue alto desempenho em todos os navegadores modernos e em ambientes desde para aparelhos portáteis até execução do lado do servidor.

A Dart mira uma ampla gama de cenários de desenvolvimento: desde um projeto pequeno e simples até projetos de larga escala, que necessitem de padronização de código para expressar a intenção do programador. Além disso, ela tem dois tipos, e isso significa que os desenvolvedores podem começar a codificar sem tipos e adicioná-los posteriormente, caso seja necessário.

O código da Dart pode ser executado de duas maneiras diferentes: em uma máquina virtual nativa ou na engine do JavaScript, usando um compilador que traduz o código do Dart para JavaScript. Isso quer dizer que o desenvolvedor pode escrever um aplicativo web em Dart e compilá-lo e rodá-lo em um browser moderno. O VM do Dart ainda não está integrado ao Chrome.

A linguagem vem com um conjunto de bibliotecas básicas e ferramentas para checar, compilar e executar o código do Dart.

O Google disponibilizou a linguagem e algumas ferramentas preliminares em código aberto no endereço dartlang.org. A empresa conta com o feedback dos interessados para o desenvolvimento da linguagem – http://try.dartlang.org/s/WVoN.

A empresa afirmou que espera que a Dart evolua rapidamente para uma plataforma sólida para programação web estruturada.

Fonte: IMaster

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *