Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

09

out
2011

Sem Comentários

Em Blog

Por Allison

Apache TomEE certificado com Web Profile do Java EE 6

Em 09, out 2011 | Sem Comentários | Em Blog | Por Allison

Essa semana no JavaOne, a Fundação Apache anunciou o Apache TomEE, uma implementação certificada do Java EE 6 Web Profile baseada nos projetos Tomcat, OpenWebBeans, MyFaces, ActiveMQ, OpenJPA e CXF, todos da Apache. O projeto era conhecido anteriormente como uma integração do Tomcat com o OpenEJB, mas foi renomeado para TomEE (pronúncia: “Tommy”) para deixar claro o suporte a outras tecnologias do Java EE, além de EJB.

O Apache TomEE se uniu a outras implementações open source do Java EE, como o GlassFish, JBoss e Apache Geronimo, entrando como a sexta integrante do grupo de implementações certificadas do Java EE.

Algumas vantagens do TomEE:

  • Tamanho: o perfil Web completo tem somente 24 MB;
  • Uso de memória: exige pouca memória; passou pelo TCK (Technology Compatibility Kit) sem a necessidade de aumentar a alocação padrão de memória;
  • Agilidade: o servidor pode passar pelas etapas de inicializar/deploy/testar/undeploy/parar em um ciclo de 2 a 3 segundos, quando executado no modo embedded (modo compacto, sem configurações adicionais).

Pelo tamanho reduzido, o TomEE torna-se uma alternativa interessante quando executado em ambiente de nuvem, onde é comum a presença de um número grande de pequenos aplicativos ao invés de instâncias de maior porte.

Falando em Cloud, o servidor foi certificado sobre os tipos de instâncias da Amazon EC2: t1.micro, m1.small e m1.large, todos de 32 bits. A certificação para ambientes de 64 bits será realizada em um futuro bem próximo.

Mais informações sobre o Apache TomEE podem ser encontradas na página do projeto OpenEJB em http://openejb.apache.org/. Atualmente o projeto encontra-se em versão beta, mas já foi disponibilizada página para o download imediato.

Fonte: Alex Blewitt , traduzido por Eder Magalhães/InfoQ

Redes Sociais

Tags | , , , , ,

Enviar um Comentário