Oracle lança primeira versão do Java sob seu comando

A Oracle anunciou nesta segunda-feira (15/08) a disponibilidade do Java Platform, Standard Edition 7 (Java SE 7), a primeira versão do programa sob administração da companhia. A plataforma de desenvolvimento aberto foi para a mãos da companhia ema abril de 2009, junto ao pacote da Sun, empresa responsável pela sua criação.

Conforme comunicado encaminhado à imprensa, “a versão é resultado do desenvolvimento que envolveu revisão aberta, compilações semanais e extensa colaboração entre engenheiros da Oracle e membros do ecossistema Java em todo o mundo por meio da comunidade OpenJDK e do Java Community Process (JCP)”.

O material detalha que o Java SE 7, que é compatível com as versões anteriores, possui, conforme a Oracle:

  • Mudanças na linguagem para ajudar a aumentar a produtividade dos desenvolvedores e simplificar as tarefas comuns de programação, reduzindo o volume de código necessário, esclarecendo a sintaxe e facilitando a leitura do código. (JSR 334: Project Coin);
  • Suporte aprimorado para linguagens dinâmicas (como, Ruby, Python e JavaScript), resultando em melhoria substancial no desempenho do JVM. (JSR 292: InvokeDynamic);
  • A nova API multicore-ready oferece aos desenvolvedores maior facilidade para detalhar falhas em tarefas que podem ser executadas em paralelo por números arbitrários de núcleos do processador. (JSR 166: Fork/Join Framework)
  • A interface de I/O (entrada/saída) completa para trabalhar com sistemas de arquivos permite acesso a uma ampla variedade de atributos de arquivos e oferece mais informações quando ocorrem erros. (JSR 203: NIO.2)
  • Novos recursos de rede e segurança.
  • Suporte ampliado para internacionalização inclui suporte ao Unicode 6.0.

Fonte: ItWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *