Micro Cloud Foundry traz a nuvem para a máquina do desenvolvedor

A VMware lançou o Micro Cloud Foundry, uma plataforma para desenvolvimento local de aplicativos de cloud computing, que possibilita aos desenvolvedores executar um ambiente de nuvem localmente em suas máquinas, de forma integrada ao ambiente de desenvolvimento, facilitando deploy, configuração e testes.

O Micro Cloud Foundry é uma plataforma open source que segue o modelo PaaS (Platform as a Service). Suporta a várias tecnologias e linguagens, entre elas Java, Spring, Scala, Ruby on Rails, Sinatra e Node.js. A plataforma também provê serviços que podem ser utilizados pelas aplicações, como MongoDB, MySQL e Redis.

O principal objetivo do Micro Clound Foundry (MCF) é tornar o ambiente de desenvolvimento equivalente ao ambiente de produção, de forma que o desenvolvedor não se preocupe com as diferenças entre a a máquina de desenvolvimento e as instâncias do Cloud Foundry. Um exemplo disso é o DNS dinâmico embutido na plataforma. Através dele, o desenvolvedor pode executar o MCF e acessar a aplicação de qualquer lugar. Outro benefício é a possibilidade de realizar o deploy da aplicação nas instâncias do Cloud Foundry sem a necessidade de modificar configurações relacionadas ao ambiente.

O novo produto da VMWare está disponível como uma imagem de máquina virtual, compatível com VMware Fusion para MacOSX, e com VMware Workstation e VMware Player para Linux e Windows. Para realizar o download é necessário uma conta (gratuita) no Cloud Foundry. Mais informações sobre o download estão disponíveis no blog do serviço.

No anúncio feito pelo time da VMWare também foi disponibilizado um passo-a-passo de como começar a utilizar o Micro Cloud Foundry. Desenvolvedores podem utilizá-lo via linha de comando, através da ferramenta shell disponibilizada, ou via Spring Tools Suite, a IDE da Spring Source baseada no Eclipse.

Fonte: InfoQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *