Kernel Linux 3.0 é lançado

Sem grandes novidades ou mudanças drásticas, a nova versão do Kernel Linux foi anunciada por Linus Torvalds, na semana passada. E, como o próprio Torvalds já havia anunciado, essa é uma mudança muito mais numérica que tecnológica

O Kernel Linux passou pela última grande mudança em 2003, quando a versão 2.6 foi lançada, e desde então já contava com 39 grandes atualizações (além de outras menores), com a numeração base 2.6.39. Como parte da comemoração de 20 anos do Linux, o kernel passou para a versão 3.0. Afinal, existe melhor forma de comemorar duas décadas de um sistema operacional livre anunciando uma grande mudança no seu núcleo central?

Como não há nenhuma mudança drástica na arquitetura nem nenhum recurso novo e surpreendente (além daquelas poucas que já são esperadas, como correção de bugs e compatibilidade com novos dispositivos), desenvolvedores e usuários podem ficar tranquilos: dificilmente haverá alguma incompatibilidade com outros softwares, e não é necessária nenhuma modificação no sistema ou nos programas para usar o kernel 3.0.

É possível baixar a última versão no kernel.org e compilar manualmente. Pacotes de atualização para cada distro devem ser lançados nos próximos dias.

Fonte: Imasters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *