Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos

SWX e Google Forms

No início do ano passado utilizamos o Google Forms para a avaliação de um evento. Criamos uma página bonita explicando a avaliação e dentro dela colocamos um IFRAME que abria o formulário.

Cinco ou seis computadores, com acesso a Internet muito restrito, ficaram disponíveis para uso espontâneo pelos participantes do evento.

Através de javascript, ao submeter o formulário, aparecia um alert ( “Obrigado por sua avaliação!” ) e o texto “Carregando…” dentro do IFRAME. Depois de 1 ou 2 segundos o “Carregando…” sumia e voltava a aparecer o formulário vazio pronto para uma nova avaliação.

Tudo correu muito bem. A experiência de ter em tempo real, na forma de planilha ou gráficos, o resultado da avaliação foi muito apreciada pela organização do evento.

—————

Como criar um questionário de pesquisa de mercado em 5 passos

Fonte: saiadolugar.com.br

Para fazer um questionário de pesquisa de mercado recomendamos o Google Forms.
Com ele, sua pesquisa pode ser respondida diretamente no corpo do e-mail e os dados são automaticamente organizados em planilhas. (Confira a pesquisa que fizemos para nossa consultoria em Um modelo real de pesquisa de mercado)

Passo 1 – Crie uma conta do Google
Se você ainda não tem uma conta no Google, crie uma. Além do Gmail deixar o Outlook ou qualquer outro e-mail no chinelo, existem várias ferramentas que ajudarão sua empresa como o Google Docs, Google Calendar, etc.

Passo 2 – Crie um novo formulário
Vá para a página do Google Docs e clique em Novo Form.

Novo questionário de pesquisa de mercadoNovo questionário de pesquisa de mercado

Passo 3 – Edite seu formulário
Faça um questionário que não seja chato de ser respondido. As pessoas tendem a ignorar questionários muito grandes, mesmo com perguntas rápidas. Só pergunte o que for realmente essencial para sua pesquisa de mercado.

Editar questionário de pesquisa de mercado

Modelo de questionário

Passo 4 – Envie o questionário
Clique no botão Enviar esse questionário por e-mail, selecione seus destinários e lembre-se de conferir se a caixa Incluir formulário no e-mail está marcada. Caso não dê certo o envio, encaminhe o link que aparecerá na parte de baixo da tela de edição.

Enviar questionário de pesquisa de mercado

Enviar questionário de pesquisa de mercado

Passo 5 – Confira as respostas na planilha
Clicando em Ver respostas e escolha se quer vê-las em uma planilha ou um resumo delas já com os gráficos prontos.
Na hora de visualizar a planilha é possível compartilhá-la com outras pessoas (seu sócio, clientes, parceiros, etc.)

Planilha com as respostas da pesquisa

Planilha com as respostas da pesquisa

Para ver as imagens em tamanho maior, é só clicar nelas.
Quem tiver problemas com as figuras, seguem os links: Novo questionário de pesquisa de mercado, Editar questionário de pesquisa de mercado, Enviar questionário de pesquisa de mercado e Planilha com as respostas da pesquisa.

Se tiverem dúvidas ou sugestões sobre pesquisa de mercado ou qualquer ferramenta do Google, sintam-se a vontade para entrar em contato com a gente pelo e-mail: empreendemia@empreendemia.com.br

Abraços,
Millor Machado (pagando pau pro Google)

P.S.: Não sei o porquê, mas o Outlook não consegue visualizar totalmente questionários muito longos nem mandar as respostas automaticamente para a planilha. Mais um motivo para você só perguntar o que for essencial e estimular o uso do Gmail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *